ENFERMAGEM E SUAS DIFICULDADES

Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site...

Enfermagem simplificada

Enfermagem simplificada

 

Iremos abordar no site:

# ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR


# DOENÇAS E SEUS CUIDADOS

# VENTILAÇÃO MECÂNICA    

# MEDICAÇÕES

# CURIOSIDADES

ENTRE OUTROS ITENS DE NOSSO INTERESSE .

OBS:   Não somos detentores de toda sapiência, por isso estremos receptivos á críticas, orientações e comentários construtivos, ok.

NOTA : O cuidado em Enfermagem é um processo interativo, que é influenciado pela motivação, capacidade para cuidar, sentir, saber ouvir, tocar e tentar entender o mistério entre a vida e a morte. No entanto, não é desenvolvido por máquinas, é uma interação interpessoal. Mesmo como uma intervenção terapêutica, elementos como comprometimento, respeito, consideração, compaixão e afeto devem estar sempre presentes.

A Enfermagem caracteriza-se por ter como princípio o critério humanismo. Por mais que queiramos negar, na história e no presente, representamos profissionais que se compadecem do sofrimento do outro, que compreendemos a dor do outro, que lidamos com nascimento e morte, com corpo e mente das pessoas, das angústias das famílias, num processo de, no mínimo, remediar e evitar agravos na saúde do outro.

Ninguém consegue mudar a personalidade das pessoas, da noite para o dia, o que podemos fazer é formar pessoas diferentes e sensibilizá-las, com algumas mais e com outras, nem sempre temos sucesso, as pessoas não nascem prontas, são moldadas ao longo da vida.

Sensibilizar as pessoas, mudar as atitudes e comportamentos através de educação/treinamento, sempre foi o melhor caminho.    

E visando esse, estaremos no ensejo de uma capacitação efetiva.

 Acreditamos que uma das condições facilitadoras para as mudanças de comportamento desejado e a satisfação no trabalho, é desenvolver pessoas na organização por meio de programas formais do setor de Educação Permanente, advindos das necessidades do pessoal de Enfermagem.


ESSE É O MEU MODO DE PENSAR, AGIR COMO GESTORA DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM

O cuidado é o princípio inspirador da enfermagem. Esta profissão está envolvida com um ser humano desde a sua concepção até seus últimos suspiros. A Enfermagem, vista como uma disciplina científica, como ciência, arte e como uma profissão a serviço da humanidade, tem o compromisso de contribuir para o aprimoramento das condições de viver e ser saudável, buscando um existir mais harmonioso para todos os seres.

 

saiba de nossa história (assista vídeo 1 e 2)

 

http://www.youtube.com/watch?v=6zCYh09mbds&feature=results_main&playnext=1&list=PLA42E8DAB505F4743

 

 http://www.youtube.com/watch?v=Cb-QB4oS1SY&feature=related

 nosso hino  http://www.youtube.com/watch?v=Cb-QB4oS1SY&feature=related

 nosso juramento  http://www.youtube.com/watch?v=B0EQLpcAVrw&feature=related

 A enfermagem segundo Wanda Horta e: A ciencia e a arte de assistir o ser humano em suas necessidades basicas e torna-lo independente destas necessidades quando for possivel atraves do auto cuidado. A enfermagem como ciencia pode ser exercida em varios locais tais como: 

Hospitais, Empresas Particulares (Enf. do Trabalho), Escolas, Centros de Saude (Enf. de Saude Publica). 
Dentro de introducao a enfermagem estuda-se a enfermagem no ambito hospitalar. 
No decurso da historia, o hospital surgiu com a qualificacao apenas de albergue, de hospedaria, onde os desprotegidos da sorte eram recolhidos, cuidados e alimentados. Nao se tratava de recebe-los porque estavam doentes e necessitavam de tratamento. Ao contrario, aqueles que requeressem tratamento medico, permaneceriam em suas casas onde eram visitados por profissionais da epoca e la tratados, tanto clinica como cirurgicamente. Durante muitos anos continuaram os hospitais a desempenhar exclusivamente a funcao de albergue. 
Com o aparecimento das molestias contagiosas e outras doencas, comecou-se a pensar em isolamentos, e estes mais como defesa da sociedade. Houve entao a necessidade de local mais adequado para receber pessoas acometidas de males fisicos onde houvesse pessoal que pudesse proporcionar melhor assistencia e tratamento. 
Nos dias de hoje, o hospital e definido segundo a O.M.S. como elemento de uma organizacao de carater medico social, cuja a funcao consiste em assegurar assistencia medica completa, curativa e preventiva a populacao e cujos servicos externos se irradiam ate a celula familiar considerada em seu meio; e um centro de medicina e de pesquisa biossocial. 

 

Dra. Sandra Regina Caiado